terça-feira, 18 de novembro de 2014

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA DAS FONTAINHAS



SEMANA DA ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA DAS  FONTAINHAS
Para assinalar a semana da alimentação - com base nos princípios orientadores para a promoção de uma alimentação equilibrada - na escola das Fontainhas foram realizadas várias atividades, envolvendo toda a escola e encarregados de educação.
Destacamos algumas atividades mais significativas, como: a confeção da compota de abóbora - atividade estimulante para os sentidos - rica nos aromas, nos sabores e nas texturas (no jardim de infância); a confeção de manteiga, uma experiência interessante (no jardim de infância); a feira do outono, organizada pelos alunos do 4º ano de escolaridade, com uma oferta de produtos variados (hortícolas, frutas, leguminosas, compotas, ovos e outros alimentos); a produção de sumos de fruta naturais, pelos alunos do primeiro ciclo, inundando a escola de aromas e sabores, a vibrar entre os ácidos, os doces e os amargos; uma aula de zumba animada, a estimular a alegria e o exercício físico; a partilha e degustação da compota e dos sumos.
Estas experiências constituíram uma oportunidade para apreciar, adquirir e degustar uma variedade rica de alimentos saudáveis.











VISITA AO PARQUE MOLINOLÓGICO DE UL
Na sequência de um trabalho desenvolvido à volta do ciclo do pão, no dia 6 de novembro, as crianças visitaram o Parque Temático Molinológico, observando os moinhos, açudes e levadas nas margens do rio Ul.
No interior do museu, observaram o funcionamento dos moinhos; assistiram à moagem de cereais; visualizaram o funcionamento do forno tradicional a lenha, o pão e as regueifas e experimentaram amassar o tradicional pão de Oliveira de Azeméis.
As crianças manifestaram interesse e curiosidade durante toda a visita.



Sem comentários:

Enviar um comentário